Aconteceu hoje, dia 16 de fevereiro às 10hs, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a 1ª reunião do ano de 2016 da Frente Parlamentar em defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa e das Fundações Públicas do estado de São Paulo. O deputado estadual Carlos Neder abriu a reunião chamando atenção para o cenário difícil, reflexo da crise macro econômica e que poderá trazer consequências preocupantes para as instituições.
Dando continuidade aos trabalhos já iniciados, ficou acordada entre os presentes uma proposta de agenda que conta com dois eventos iniciais, com datas a serem confirmadas:
• Encontro com os conselhos de representantes de funcionários, na tentativa de uma melhor articulação e organização dos instrumentos de representação.
• Encontro com representantes federais e estaduais para discussão das mudanças advindas do marco legal para ciência, tecnologia e inovação.
Representantes da FUNDAP responderam a algumas indagações e esclareceram que apesar da ALESP ter votado dando a autorização para a extinção da instituição, o Conselho Curador da Instituição foi contrário à decisão do governador, e que nenhum funcionário do órgão foi demitido até o momento, apenas alguns cargos de confiança.
A título de informe, registrou-se a realização do Ciclo de Debates a ser promovido pelo IPT no dia 29 de fevereiro das 10hs às 13hs sobre o novo marco legal para ciência, tecnologia e inovação.
Registrou-se também a criação de uma nova Frente Parlamentar voltada à discussão das universidades públicas.
Após ressaltar a importância da divulgação dos documentos advindos dos institutos e fundações, dando publicidade interna à produção e realizações das instituições, a reunião foi encerrada sendo agendada uma nova reunião para o dia 1 de março às 10hs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário