Blog destinado à comunicação entre CRF e funcionários da Fundação Florestal

Blog destinado a manter um canal de diálogo entre funcionários, sociedade e o CRF

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

O cheiro de pólen estava no ar...

...prenunciando a primavera, o Dia da Árvore foi comemorado nas dependências do Instituto Florestal e da Fundação Florestal, com uma programação simplesmente especial: um lindo plantio de árvores, que emocionou os funcionários das duas instituições que realizam a gestão das Unidades de Conservação e de Produção Florestal no estado paulista.

Para elevar nossa autoestima, no decorrer da solenidade, foi homenageado o sementeiro e escalador  Dirceu de Souza,  que desde 06 de maio de 1988 é servidor da Fundação Florestal, lotado na  Estação Experimental de Mogi-Guaçu, unidade do Instituto Florestal,  onde trabalha em parceria afinada, de muita confiança, com o também sementeiro, servidor do IF, Giovanni Germano. Ambos prestam este importante serviço em todo estado, tanto em UCs como em áreas de propriedades particulares, além de cursos de capacitação que ministram  em outros estados, inclusive para povos da floresta amazônica,  ribeirinhos e tribos indígenas.

A função de sementeiro requer capacidade física e alto grau de percepção espacial, sendo considerada de alto risco para integridade pessoal, necessitando da utilização de diferentes acessórios, apetrechos e equipamentos, incluindo aqueles de Proteção Individual - EPI.  Observando aventureiros descendo abismos e cachoeiras, Dirceu adaptou equipamentos e a técnica de rapel em seu trabalho para garantir acesso às grandes árvores nativas, mantendo e ampliando a segurança, melhorando também a qualidade e produtividade de seu trabalho. Recentemente, dentro de sua rotina, escalou um jequitibá às 09 horas e desceu às 14 horas, coletando 210 kg de sementes, que proverão laboratórios públicos - para testes de germinação por exemplo - além de viveiros, onde podem ser transformadas em mudas distribuídas para a recuperação florestal. A coleta de sementes e material vegetativo é de fundamental importância e subsidia o desenvolvimento de pesquisas no manejo de áreas florestais.

São estas pesquisas que, muitas vezes, vão apontar, por exemplo, a necessidade de criação de uma nova UC  e a ampliação do conhecimento sobre o Cerrado e ecossistemas da Mata Atlântica.

Temos orgulho dos funcionários Dirceu e Giovani, orgulhamo-nos da Fundação e do Instituto Florestal, árvores com profundas raízes de uma longa história.
No evento os funcionários envolveram o prédio central num carinhoso e simbólico abraço,  dedicado ao grande naturalista e botânico Albert Löfgren, mentor e criador do Horto Botânico da Cantareira, em 1896, atualmente Parque Estadual Alberto Lofgren.

Viva o Dia da Árvore! Viva Albert Löfgren! Viva nossos funcionários servidores públicos! Viva os polinizadores da conservação ambiental!



 
 
  













Dirceu e Giovani ministraram atividade prática com os funcionários presentes:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário