Blog destinado à comunicação entre CRF e funcionários da Fundação Florestal

Blog destinado a manter um canal de diálogo entre funcionários, sociedade e o CRF

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Falecimento do Beto de Bananal - um grande coração que se vai

É com tristeza que comunicamos o falecimento no dia 22 passado,  do  funcionário público do  Instituto Florestal, José Roberto Alves Suarez - o BETO - integrante da equipe da Estação Ecológica de Bananal.

Beto iniciou sua missão no Núcleo Caraguatatuba do PESM, em 25/02/1994, ingressando por concurso público na carreira de auxiliar de apoio a pesquisa, trabalhando e executando funções administrativas, de atendimento público, educação ambiental, proteção e fiscalização (atividade que exerceu com rigor e precisão) sempre bem humorado. Foi ali que fez escola com os guardas-parque mais experientes com quem trabalhou, aprendiz como poucos dos "macetes" da nobre função e da floresta que devia ser protegida. Sempre foi ativo nas inúmeras operações conjuntas e era um reforço fortificado, sempre disposto e solicitado por seus pares de outras UCs.

Merecidamente, depois de uma longa história, foi designado gestor da EE Bananal, entre 2008 e 2013. Empenhou e desempenhou funções diversas, sempre trabalhando pela conservação, razão pela qual era muito respeitado por colegas de trabalho de diferentes níveis hierárquicos, tanto no IF como na FF, por profissionais da pesquisa e da academia, além da comunidade do município que admirava o incansável servidor engajado na defesa do patrimônio natural da Estação Ecológica.

Desta forma, recebeu a honraria de ser reconhecido e condecorado com o título de “Cidadão Bananalense” pela Câmara Municipal de Bananal, em 18/03/2010.

Em razão de seu envolvimento, persuasão e sensibilidade, além de bom observador da natureza, descobriu dois anfíbios, que enriqueceram os registros da ciência e da lista de fauna da EE Bananal, sendo um deles classificado como Partelmatobios gaigeae, cujo nome popular é sapo da barriga vermelha,  mas na realidade uma redescoberta. O outro, Holoaden suarezi, homenageia o autor da descoberta. 

Veja a matéria aqui.

Foi laureado pelo Prêmio Mário Covas,  em maio de 2014, na categoria Inovação e Gestão Estadual,  por seu trabalho “Iniciativa de Gestão Participativa da Estação Ecológica de Bananal” pela  “integração social, responsabilidade ambiental e maior eficiência na proteção de UC na Serra do Mar".

Beto seguiu a trajetória e a escola da conservação ambiental, trabalhou muito, cumpriu sua missão e agora merece descansar em paz. BOM DESCANSO!



José Roberto Alves Suarez - o BETO

6 comentários:

  1. Me faltam palavras para agradecer a esta expressão de carinho e reconhecimento.
    Meu irmão foi um homem honrado, honesto, humano! Um ótimo filho, um pai maravilhoso, um marido amoroso, um amigo perfeito.
    Muito obrigada!
    Descanse em paz! Te amarei pela eternidade!

    ResponderExcluir
  2. obrigado, e confortante ver que meu pai foi um bom homem e vai deixar saudades.

    ResponderExcluir
  3. agradeço de todo coração a vcs que gostavam de verdade do meu sobrinho preferido era assim que sempre o chamei agora to tão orgulhosa dele ,e a saudade e a dor ta muita ainda .brigada a todos um bj.tia Lia

    ResponderExcluir
  4. Agradeço a Deus, a vida pela oportunidade de ter conhecido e convivido com o Beto. Foi através da minha pessoa e da aprovação dos meus pares que Beto foi agraciado com o título mais que merecido de cidadão bananalense. Fez jus a honraria pois Beto amava e ainda ama muito a nossa Estação Ecologica. Profissional acima de tudo .Só me resta dizer que ficamos mais pobres sem a presença física do nosso saudoso Betao, mas sei que seu espirito se faz presente junto de nos e daquele lugar que o mesmo amava como ninguém. Obrigada Beto, tu combateste o bom combate e agora merece a coroa da vida eterna . Beto, filho do céu Vereadora Erika Affonso.

    ResponderExcluir
  5. Jandira Suarez da Motta27 de junho de 2016 às 11:23

    Mais que orgulho pelo profissional competente e devotado à sua tarefa, Bebeto é motivo de gratidão a Deus por sua presença entre nós.
    Sobrinho querido, amoroso, deixou sua marca nos nossos corações e no coração da Natureza Mãe!
    Ele agora brilha em outras esferas!
    Saudades, sempre!
    Tia Jandira

    ResponderExcluir