Blog destinado à comunicação entre CRF e funcionários da Fundação Florestal

Blog destinado a manter um canal de diálogo entre funcionários, sociedade e o CRF

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Aparelhamento político volta a preocupar o Sistema Ambiental Paulista

As notícias veiculadas nesta semana de que a Secretaria de Meio Ambiente será usada como moeda de troca para comprar o apoio político de partidos para as eleições municipais que se aproximam causa-nos decepção e preocupação.

A Fundação Florestal é uma instituição muito frágil contra ingerências políticas. Cerca de um terço de seus funcionários são comissionados e em sua grande maioria, cumprem a função de chefe de Unidade de Conservação, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Essa capilaridade do cargo é um grande atrativo para o uso indevido por partidos políticos e apesar de ser uma função estritamente técnica, não existem dispositivos consolidados para evitar o seu aparelhamento, como ocorreu recentemente conforme denunciado por reportagem no Estadão.

Como  sabemos, os estragos causados pela antiga gestão da SMA/FF foram desastrosos para as unidades de conservação e de grande impacto ao meio ambiente do estado, que ainda estão se recuperando do desmantelamento sistemático ocorrido no período.

Por mais que a Secretaria de Meio Ambiente esteja, obviamente, inserida dentro de um contexto político, a responsabilidade sobre a temática ambiental a torna essencialmente técnica, e assim como a Fundação Florestal, deve ser liderada por profissionais pautados por critérios técnicos.
Por fim, nos resta reafirmar o posicionamento do CRF, externado na Carta Aberta ao Governador de 2014 , que continuará “atuando no sentido de acompanhar, coibir e denunciar ações consideradas equivocadas ou incompatíveis com os objetivos da conservação ambiental”.

Estamos de olho e não aceitaremos aparelhamento político em nossas Unidades de Conservação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário