Blog destinado à comunicação entre CRF e funcionários da Fundação Florestal

Blog destinado a manter um canal de diálogo entre funcionários, sociedade e o CRF

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

8º UC CONHECE: PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR – NÚCLEO SANTA VIRGÍNIA


No final de semana e feriado de Finados, dia 31 de outubro, 1 e 2 de novembro, os funcionários da Fundação Florestal e seus familiares visitaram mais uma Unidade de Conservação, na 8° edição do Programa “UC Conhece”. Agora foi a vez do Parque Estadual da Serra do Mar – PESM Núcleo Santa Virgínia, localizado na cidade de São Luiz do Paraitinga, limite de município com Ubatuba, Natividade da Serra e Cunha. O Parque Estadual da Serra do Mar tem em sua totalidade uma área de 332.680 hectares, dividido nos núcleos: Picinguaba, Cunha, Santa Virgínia, Caraguatatuba, São Sebastião, Itutinga-Pilões, Itariru, Curucutu, Bertioga e o mais recente Padre Dória. O Núcleo Santa Virgínia tem 17.488,85 ha de área e possui duas áreas de visitação, uma na sede em São Luiz do Paraitinga, com 04 trilhas, e outra em Natividade da Serra, com 3 trilhas, oferecendo 07 trilhas para a visitação pública. O roteiro incluiu trilhas, cachoeiras e uma experiência de educação ambiental excepcional.



TRILHAS

No dia em que chegamos havia uma grande turma de uma Escola fazendo a visitação do Parque, na parte da tarde realizamos uma trilha junto com eles, para a cachoeira mais próxima a hospedaria. Foram alguns quilômetros de caminhada e chegamos a uma cachoeira incrível, chamada Cachoeira do Saltinho.



Nossa turma foi acompanhada o tempo todo por um Monitor Ambiental, que ao final da trilha fez uma roda de conversa com os estudantes, e todos afirmaram ter gostado muito do dia que passaram na Unidade de Conservação e reconheceram a importância do contato com a natureza.

No dia seguinte acordamos cedo e fizemos a Trilha do Pirapitinga, uma trilha de nível médio, circular e com extensão de 5,7km no total, passando por 3 (três) lindas cachoeiras: Andorinhas, do Salto Grande e o do Saltinho. O nome da trilha se dá em homenagem ao peixe pirapitinga, que é endêmico da região e está ameaçado de extinção.





Durante a trilha são observadas áreas da Mata Atlântica em diversos estágios de regeneração (inicial, médio e avançado), com as áreas extremamente conservadas. Pelo dia estar úmido, tivemos o prazer de conhecer os anfíbios do local, entre eles o Sapo Cururu e o Brachycephalus pitanga - Sapo Pingo-de-Ouro, que é endêmico da região e também está ameaçado de extinção.



O Núcleo está rodeado pelo Rio Paraibuna e em épocas de cheia os visitantes podem praticar Rafting. No entanto, o rio estava baixo e a atividade estava suspensa.

Todas as trilhas do Núcleo são monitoradas e requerem agendamento prévio. Em nossa visita, fomos muito bem recebidos pelos monitores do Parque, que contribuem para a excelente gestão do Núcleo, liderada pelo Gestor João Paulo Villani.




Além das atividades de visitação em Educação Ambiental, o Núcleo conta com a visita de pesquisadores, de Universidades brasileiras e internacionais.

Em outra oportunidade voltaremos para fazer as outras trilhas do Parque e para o Rafting.

Parabéns ao Gestor da UC, João Paulo Villani e aos demais funcionários responsáveis pela organização do Parque!

Contatos para agendamento de visitas ao Núcleo Santa Virgínia do PESM:

Email: pesm.santavirginia@fflorestal.sp.gov.br

Telefones:
(12) 3671-9266
(12) 3671-9159
(12) 3833-1230

Site do PESM - Núcleo Santa Virgínia:
http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-santa-virginia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário